• Mara Prado

Produção humana supera a natureza em tamanho


Na virada do Séc XIX para XX, o planeta Terra era composto de 97% de matéria orgânica – vegetal, mineral e animal – e apenas 3% de massa antropogênica – aquilo que o homem produziu.

Imaginem as vastas porções de terra, florestas, montanhas e mares intransponíveis; a variedade de espécies animais desde bactérias até grandes mamíferos; as dificuldades em viajar e trafegar (o automóvel foi inventado em 1911); a quantidade de artesãos necessários para confeccionar roupas, ferramentas; de agricultores e caçadores, enfim, o quão rústica era a vida há 120 anos?! Isso sem mencionar as comunicações! O telefone foi inventado em 1890 mas popularizado muito depois; não havia TV; o rádio engatinhava; a internet não era nem sonho e a expectativa de vida no Brasil era de 33 anos.

Imaginem agora o quanto esse planeta foi transformado pela ciência, pelo progresso da agricultura e pecuária; pelo aumento da população mundial – demandando mais água, mais comida, mais moradia, mais transporte; o esforço na extração de minérios, energia e outros insumos para sustentar isso tudo.

Pois um estudo do Instituto Weizmann de Ciência de Israel, divulgado na revista Nature (e noticiado aqui pelo Estado de São Paulo e pela revista Veja de 23/12/2020) chama a atenção para um dado alarmante: aquela proporção 97% orgânico para 3% transformado se inverteu, e a massa de tudo que o homem produziu SUPEROU a natureza no planeta em apenas 100 anos. Traduzindo: existe o dobro de plásticos no mundo, em volume, do que animais; o desenvolvimento da agricultura e da construção civil dizimou estimados 1 trilhão de toneladas de árvores existentes nos anos 1900.

Esse processo se acelerou a partir da II Guerra e se trata de uma contagem geral, sem levar em conta a desigualdade no desenvolvimento entre países. Não se trata de um papo “ecochato”, mas de uma constatação lógica: se não houver verdadeiro comprometimento das nações com fontes renováveis de energia, a reciclagem/reuso de matérias-primas; a conscientização das populações sobre o uso inteligente da água, do espaço, dos alimentos, dos produtos manufaturados, estamos deixando para futuras gerações um habitat em esgotamento.

Repense, reuse, recicle, recrie!

#artesdelmare #ecoartesanalsantos #sustentabilidadeereciclagem #sustentabilidadeereuso #meioambientepreservação #tibetecomunicacao


Del Mare Ecológico CNPJ 32.473.093/0001-68

Loja física: Ecoartesanal Loja Colaborativa de Criativos 

Orquidário de Santos - Praça Washington s/nº 

José Menino - Santos - SP

Fone: (13) 3349-8465  E-mail artesdelmare@gmail.com  WhatsApp: (11) 97336-3277 e (11) 99127-4346

©2019 by Del Mare Ecológico. Proudly created with Wix.com